Análise da margem de comercialização do arroz gaúcho no mercado de São Paulo após o Plano Real

Textos para Discussão FEE, n.108 (2012) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Vanclei Zanin e Mirian Rumenos Piedade Bacchi

Resumo

Neste artigo examinam-se os fatores que afetaram a margem de comercialização do arroz produzido no Rio Grande do Sul (principal produtor nacional) e consumido na cidade de São Paulo (maior centro consumidor) no período após o Plano Real. Para tanto, estimou-se um modelo econométrico utilizando a metodologia VEC (modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro) com identificação pelo processo de Sims/Bernanke. Os resultados mostraram que as variáveis representativas dos custos de comercialização impactaram positivamente a margem, assim como a variável proxy do custo agrícola, indicando, conforme o modelo teórico apresentado, que as variações de preços do arroz partiram predominantemente do segmento varejista. Adicionalmente, observou-se que as mudanças da margem são explicadas, sobretudo, pelos choques de demanda (preço ao varejo) e de oferta (preço ao produtor), em detrimento dos choques de custos dos insumos de comercialização e dos insumos agrícolas.