A Fundação de Economia e Estatística convida para o lançamento da 5ª edição da Revista Panorama Internacional, nesta próxima terça-feira, 6.
Na programação, coletiva de imprensa com a presença dos pesquisadores Cecília Hoff, César Conceição e Roberto Rocha , pela manhã (10 hs, na Sala de Eventos) e palestra com o professor de Relações Internacionais da Unisinos, Diego Pautasso, formado em Geografia, mestre e doutor em Ciência Política pela UFRGS, na parte da tarde, (14 hs, no Auditório da FEE ,Rua Duque de Caxias, 1691).
O tema central desta edição é o petróleo como recurso estratégico. A análise proposta pelos pesquisadores organizou a disposição de textos numa lógica do âmbito mais global para o local. O ponto de partida para enfrentar um tema com tanta relevância e complexidades é o texto de Ricardo F. Leães, pesquisador em Relações Internacionais da FEE, acerca dos recentes fluxos globais de petróleo e da estratégia de alguns dos atores mais sublinhados. No plano latino-americano, o economista Tomás Fiori faz um exame comparativo dos regimes de propriedade do petróleo entre quatro países: Argentina, Brasil, México e Venezuela. No plano nacional, a economista Cecília R. Hoff procura entender a relevância da Petrobras para a economia brasileira, apesar da crise econômica no País. E o olhar para o Rio Grande do Sul está no texto dos economistas Cesar S. Conceição e Roberto P. da Rocha sobre a política de investimento da Petrobras e o impacto no setor de estaleiros, na região de Rio Grande.
O entrevistado desta edição é o Dr. Lucas Kerr de Oliveira, Professor da Unila e pesquisador do Centro de Estudos Sobre o Governo (Cegov), que tem desenvolvido pesquisas no tema de segurança energética e de conflitos em regiões petrolíferas. Confirmado para ser o palestrante na parte da tarde, o professor precisou atender compromissos pessoais. A palestra “As disputas globais pelo petróleo e seus efeitos no Brasil” ficará a cargo do professor de Relações Internacionais da Unisinos, Diego Pautasso, que atua nas áreas de pesquisa de Relações Internacionais e Geografia Política, sobretudo em temas como BRICS, China e relações Sul-Sul, e do pesquisador da FEE, Ricardo Leães, com mediação do pesquisador Fernando Lara.
Os eventos estão abertos ao público em geral e não necessitam de inscrições prévias.