Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades na educação, no mercado de trabalho e na produtividade

Textos para Discussão FEE, n.133 (2015) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Róber Iturriet Ávila, Alessandra Moreira Machado

Resumo

Esse artigo analisa os desafios e as oportunidades na educação, na produtividade e no mercado de trabalho, diante da nova realidade demográfica brasileira. Em seu desenvolvimento, é abordada a importância da qualificação dos trabalhadores, bem como os impactos positivos da intensidade tecnológica em economias que possuem mão de obra qualificada. Além do processo de transição demográfica brasileira e do Bônus Demográfico, o artigo relaciona dados de educação e do mercado de trabalho, com o objetivo de identificar os desafios e as oportunidades que o processo de transição demográfica traz para a economia do Brasil.