Seleção de pólos de desenvolvimento compatíveis com uma divisão regional do Rio Grande do Sul‚ definida com base na agropecuária‚ para fins de pesquisa e planejamento regional

Textos para Discussão FEE, n.77 (2010) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
José Antônio Alonso

Resumo

O objetivo central desse texto é determinar a hierarquia dos pólos de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, na atualidade, até o quarto nível de tamanho e importância. Para tanto, foi feito um resumo dos principais estudos elaborados sobre o assunto no Estado ao longo da história. A seguir, combinaram-se os resultados desses trabalhos com os obtidos, sobre o Rio Grande do Sul, em pesquisas desenvolvidas no âmbito nacional sobre a Rede Urbana do País (IPEA/IBGE/UNICAMP) e sobre as Regiões de Influência das Cidades (IBGE). O resultado desse exercício foi a definição de uma hierarquia mais atualizada dos pólos de desenvolvimento no Estado, constituída por um pólo de primeira ordem, dois pólos de segunda ordem, três pólos de terceira ordem e doze de quarta ordem.