Os impactos da imigração espanhola no desenvolvimento econômico e territorial do Estado do Rio Grande do Sul (RS) no século XX

Textos para Discussão FEE, n.122 (2014) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Roberto Rodolfo Georg Uebel

Resumo

O artigo trata dos impactos econômicos, sociais e ambientais da imigração espanhola no RS. Os procedimentos metodológicos partem de uma abordagem interdisciplinar acerca da inserção da imigração espanhola no território gaúcho, culminando com a abordagem de elementos da literatura acerca do desenvolvimento territorial. O método analítico baseou-se em informações quantitativas de Anuários, Cadastro de Registro de Estrangeiros e a obtenção de informações através da Embaixada brasileira na Espanha, dados da FEE e IBGE, que foram fundamentais para a determinação do método empregado nessa indexação analítica: o Sistema APOIA-NovoRural. O instrumental, vis à vis a análise interdisciplinar e territorial, permitiu concluir que a imigração espanhola no RS teve um caráter não só econômico e político, mas principalmente territorial, de caráter ocupacional, e foi determinante para a industrialização da Região 2 do estado, enquanto a Região 3 foi a que mais sofreu os impactos territoriais dessa imigração.

O artigo trata dos impactos econômicos, sociais e ambientais da imigração espanhola no RS. Os procedimentosmetodológicos partem de uma abordagem interdisciplinar acerca da inserção da imigração espanhola no territóriogaúcho, culminando com a abordagem de elementos da literatura acerca do desenvolvimento territorial. O métodoanalítico baseou-se em informações quantitativas de Anuários, Cadastro de Registro de Estrangeiros e a obtenção deinformações através da Embaixada brasileira na Espanha, dados da FEE e IBGE, que foram fundamentais para adeterminação do método empregado nessa indexação analítica: o Sistema APOIA-NovoRural. O instrumental, vis àvis a análise interdisciplinar e territorial, permitiu concluir que a imigração espanhola no RS teve um caráter não sóeconômico e político, mas principalmente territorial, de caráter ocupacional, e foi determinante para a industrializaçãoda Região 2 do estado, enquanto a Região 3 foi a que mais sofreu os impactos territoriais dessa imigração.