Identificação e classificação das aglomerações produtivas e dos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio Grande do Sul

Textos para Discussão FEE, n.92 (2011) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Glaison A. Guerrero e César S. Conceição

Resumo

O presente texto tem como objetivo identificar aglomerações produtivas que podem constituir Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Rio Grande do Sul e classificá-las segundo tipologia que destaca sua importância setorial e regional. Esse exercício constitui-se de suma importância para a geração de informações adequadas e conhecimentos para a definição de uma política estadual de desenvolvimento dos APLs. Para isso, foram aplicados filtros e variáveis de controle para diferentes intervalos de Quocientes Locacionais (QLs) e para o número de empregos e de estabelecimentos das atividades econômicas nas microrregiões do Estado. A partir desses indicadores, espera-se destacar a importância de uma atividade econômica para a região e sua importância para o setor do Estado. Essa metodologia permitiu a identificação de 99 aglomerações produtivas, que totalizam 338.229 empregos formais (50,52% do emprego industrial) e 13.304 estabelecimentos (36,07% do total). Dessas aglomerações, 25 são do tipo Núcleos de Desenvolvimento Setorial-Regional (NDSR), nove são Vetores de Desenvolvimento Local (VDL), 47 são Vetores Avançados (VA) e 18 são Embriões de Arranjo Produtivo (E).