O que é o agronegócio?

A agropecuária pode ser entendida como a junção das atividades Agricultura, Pecuária, Silvicultura e exploração vegetal e Pesca. Essas atividades abrangem:

 Agricultura – cultivo de cereais, cultivo de cana-de-açúcar, cultivo de soja, cultivo de frutas, cultivo de café e cultivo de outros produtos das lavouras temporárias e permanentes;

 Pecuária – criação de bovinos, suínos e aves e de outros animais e produção dos produtos derivados na propriedade rural;

 Silvicultura e exploração florestal – produção de lenha, madeira em tora, madeira para celulose e outros produtos da exploração florestal;

 Pesca – produção de pescado fresco.

Juntamente com a indústria extrativa, a agropecuária constitui o setor primário da economia responsável pelo fornecimento de um amplo conjunto de matérias-primas e produtos finais.

Existe uma substancial diferença entre agropecuária e agronegócio. Enquanto a agropecuária está centrada nas atividades realizadas no âmbito da propriedade rural, o conceito de agronegócio — de base empresarial ou familiar — engloba toda a cadeia produtiva: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira da propriedade rural.

Info1_agronegocio_NovoVACA

Para a caracterização de um território com significativa dependência do setor primário, como o RS, o conceito de agronegócio oferece uma imagem mais precisa dos rebatimentos das atividades agropecuárias no conjunto da economia regional e sua articulação com o restante do Brasil.

A análise que segue apresenta informações sobre as atividades agropecuárias (dentro da porteira), agroindustriais (depois da porteira) e da indústria de máquinas e implementos agrícolas (antes da porteira) do RS. Os principais números da agricultura familiar e do cooperativismo agropecuário também serão apresentados.