Saída do Reino Unido da UE e exportações gaúchas

Qual o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia para as exportações gaúchas? Pesquisadores da FEE analisam o tema em matérias publicadas na Zero Hora de hoje. Confira:

Efeito do Brexit sobre a economia brasileira será indireto, segundo especialistas

— A saída pode enfraquecer a economia do Reino Unido. Isso afeta diretamente a União Europeia, já que vários países do bloco estarão negociando a partir de agora com um país de economia um pouco mais fragilizada. Ainda é cedo para apontar um cenário, mas é uma possibilidade — avalia Robson Valdez, analista e pesquisador de Relações e Assuntos Internacionais da Fundação de Economia e Estatística (FEE), lembrando que o Reino Unido sempre teve um “pé fora” da União Europeia. 

Confira a matéria completa aqui.

Saída do Reino Unido pode ampliar exportações do agronegócio

Segundo principal destino das exportações gaúchas do agronegócio, a União Europeia é parceira do Rio Grande do Sul principalmente na compra de soja (37% do total exportado ao bloco), fumo (32,7%) e carnes (19,9%). Atrás apenas da China, o bloco europeu foi comprador de 14,9% das vendas externas do setor produzidas no Estado em 2015. Desse total, o Reino Unido respondeu por pouco mais de 6% das compras no ano passado.

— Mas certamente, na prática, essa participação é bem maior. Isso porque nem sempre os produtos entram pelos portos dos países de destino — explica Sergio Leusin Júnior, economista do Núcleo de Estudos do Agronegócio da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Confira a matéria completa aqui.