O Programa Brasil Mais Produtivo, os APLs e o desenvolvimento regional

A melhora do desenvolvimento regional ocorre porque as inovações tecnológicas e organizacionais geram vantagens que aumentam a competitividade das empresas inovadoras. É o que avalia o pesquisador Rodrigo Morem da Costa da Fundação de Economia e Estatística, na Carta de Conjuntura FEE de julho, sobre  O Programa Brasil Mais Produtivo, os APLs e o desenvolvimento regional.

Lançado em abril de 2016, o Programa Brasil Mais Produtivo é uma ação conjunta de política industrial entre o Governo Federal — Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) — e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para vigorar entre maio de 2016 e dezembro de 2017. Caso produza bons resultados, o Governo Federal prevê uma possível ampliação dessa política. Caso produza bons resultados, o Governo Federal prevê uma possível ampliação dessa política.