Nível e desigualdade do aprendizado escolar no RS

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realiza uma mensuração por amostragem, em larga escala e externa às escolas, do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio, em toda a rede escolar. Marcos Vinicio Wink Junior, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística, analisa na Carta de Conjuntura FEE de julho que, “embora o SAEB se proponha a avaliar tanto o nível como a equidade do aprendizado individual, pouca ou nenhuma atenção tem-se dado a esse segundo objetivo”.

Para o pesquisador, “certamente, analisar a proficiência dos alunos, principalmente em anos iniciais do ensino fundamental, é imprescindível, mas a desigualdade educacional também deve servir de propósito de políticas públicas, de modo a evitar o círculo vicioso perverso de reprodução de desigualdade social”, destaca Marcos Vinicio Wink Junior. Os mapas abaixo apresentam um comparativo por microrregião:

mapas proficiências

Íntegra da análise.