Caracterização da gestão municipal do planejamento urbano a partir dos dados da Munic 2015

Ricardo Gadelha de Oliveira Jr., na Carta de Conjuntura FEE de julho, aborda a importância que o Plano Diretor assume para o gerenciamento dos espaços urbanos, para o direito a uma cidade mais igualitária, com maior participação das populações locais. Neste sentido, defende que a elaboração dos planos municipais ainda deve ser estendida aos municípios que não são obrigados a tê-los, cujo percentual se tem mantido estável em torno dos 33% desde o ano de 2013, já que tal porcentagem ainda é bem menor que a dos que possuem população maior que 20 mil habitantes. Ao longo do texto, o pesquisador caracteriza a gestão municipal do planejamento urbano a partir dos dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), de 2015, lançada em abril de 2016.

Íntegra do texto