As causas do aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre reajustou a passagem de ônibus na cidade para R$ 4,05, uma das tarifas mais altas do País. Esse reajuste só reafirmou a tendência que já se verifica há algum tempo: desde a implantação do Plano Real (julho/1994), a passagem já aumentou mais de 1.200%, enquanto a inflação do mesmo período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de cerca de 420%. No estudo As causas do aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre, o economista André Coutinho Augustin pondera que, “no Brasil, ao contrário do que na maioria dos países, o transporte público é pouco subsidiado e precisa cobrir os seus custos com a receita tarifária”.

Numa análise que mobiliza múltiplos fatores, André Augustin destaca que “mais do que a variação dos salários ou do preço dos insumos, o que tem impactado no aumento do custo estimado do sistema de ônibus de Porto Alegre são as mudanças na forma de cálculo desse custo e, nas últimas duas décadas, a queda do número de passageiros pagantes”.

Entenda a dinâmica de múltiplos fatores que contribuem no aumento das tarifas de ônibus em Porto Alegre acessando a íntegra do texto aqui.

Anelise Rublescki – Jornalista