Relatório Análise socioeconômica da cidade de Porto Alegre

Análise socioeconômica da cidade de Porto Alegre

Para a instalação de empreendimentos de grande porte, análises do impacto socioeconômico desses empreendimentos são requisitadas. Nessas análises, constam dados demográficos, de desenvolvimento humano, relativos ao trabalho, à infraestrutura, ao turismo, etc. Em geral, são apresentados diagnósticos sobre a situação do município em que o empreendimento vai ser instalado e, ainda, da área diretamente atingida pelas novas atividades.
No caso deste relatório, ele foi requisitado para servir de subsídio para que a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul pudesse desenvolver uma proposta de zoneamento ambiental para mineração de areia no Guaíba. Assim, além de dados relativos a Porto Alegre como um todo, que contemplam também informações sobre ciência e tecnologia, mobilidade urbana, valor agregado e estrutura de ocupações, entre outros, consta uma análise específica dos bairros da orla.
Por meio desta análise, é possível perceber quais bairros são mais sensíveis por apresentarem indicadores de longevidade, educação e renda inferiores, as modificações que eles sofreram na última década, se a maior parte dos moradores se dedica ao comércio, aos serviços, à construção ou à indústria, as condições de habitação, de serviços de coleta de lixo e esgotamento, etc. Por essas razões, trata-se de um relatório que pode ser consultado por interessados na região por motivos diversos, como, por exemplo, por instituições que pretendam oferecer serviços ou explorar economicamente um bairro específico na orla do Guaíba.

Download do texto completo