RS em Mapas e Dados

Os pesquisadores de temas regionais frequentemente se deparam com um grave problema: a incomparabilidade das informações referidas a anos distintos, tendo em vista as freqüentes subdivisões dos municípios e ampliação do número dos mesmos. Entre 1966 e 2007, o território gaúcho transitou de uma estrutura municipal com 232 unidades para os atuais 496 municípios. A alternativa usual das Áreas Estatisticamente Comparáveis também compromete a qualidade dos estudos e testes estatísticos, pois agrega extensos e dinâmicos territórios, que passam a ser tratados como uma unidade estatística que recebe o mesmo peso que os poucos municípios que não sofreram quaisquer alterações ao longo do tempo (a este respeito,vide Metodologia)

Diante deste fato, a FEE, em parceria com a Unisc, desenvolveu um sistema de comparação intertemporal que recupera a malha municipal de 232 municípios via (re)incorporação dos territórios dos novos municípios (no todo ou na parte pertinente) aos municípios de origem (a este respeito, vide Apresentação e Projeto 70-00). O software de conversor pode ser instalado em qualquer computador (Instalador do Sistema). O Tutorial do Sistema de Conversãoesclarece como utilizá-lo passo a passo.

Para além deste programa, o CD-Rom RS em Mapas Dados disponibiliza um extenso Banco de Dados sobre os mais diversos aspectos da economia e da sociedade gaúcha desde 1966 até os dias de hoje (Acervo Temático em Planilhas), bem como mapas temáticos e bases georreferenciadas para que se possa operar as informações disponíveis no Banco de Dados com o apoio dos mais diversos softwares de geoprocessamento e de análise estatístico-espacial disponíveis no mercado (Sistemas de Informações Geográficas).