Mulheres gaúchas: indicadores de gênero

folder mulheres fee 2014

A presente publicação resulta de uma frutífera parceria realizada entre a Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) e a Secretaria de Políticas Para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM-RS). O objetivo é proporcionar à sociedade e aos gestores públicos dados sobre questões relativas à situação das mulheres e às desigualdades de gênero que persistem no Estado. Nesse sentido, são abordadas diferentes temáticas, apresentando indicadores acessíveis que evidenciam a presença feminina nas esferas pública e privada.
MULHERES GAÚCHAS — Indicadores de Gênero disponibiliza uma série de informações na forma de tabelas, textos e gráficos e compõe-se de três blocos. O bloco Indicadores sociais com foco em gênero apresenta dados gerais sobre estrutura populacional, expectativa de vida, razão de sexo, saúde, uso do tempo, trabalho, renda, educação e participação política. O bloco Mulheres gaúchas e violência trata da violência de gênero, em especial, da violência doméstica. O bloco Trabalho e os determinantes de gênero mostra a inserção laboral feminina num contexto de desenvolvimento econômico, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Dados o conteúdo e a acuidade com que foram construídos e selecionados esses indicadores, esta publicação conjunta FEE e SPM-RS constitui, indubitavelmente, mais um passo importante na direção de subsidiar as políticas públicas sobre questões de gênero no Rio Grande do Sul.

Adalmir Antonio Marquetti
Presidente da FEE