PIB Trimestral — 3º trim./2012

Publicado em dezembro de 2012

Economia gaúcha volta a crescer no terceiro trimestre de 2012

Terceiro trimestre de 2012 contra terceiro trimestre de 2011

Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 1,2% no terceiro trimestre de 2012. Os impostos não apresentaram variação, e o Valor Adicionado Bruto (VAB) cresceu 1,3%. O crescimento de 22,3% da Agropecuária foi impulsionado pela pecuária, uma vez que a importância da lavoura durante os meses de julho a setembro é muito pequena no Rio Grande do Sul. A produção agrícola gaúcha concentra-se nos dois primeiros trimestres do ano. Na conta do PIB, portanto, ficaram abrandados os efeitos negativos da estiagem, fato este que contribuiu sobremaneira para o retorno do crescimento do PIB neste trimestre. A Indústria caiu 2,8%. Houve aumentos nas atividades de Construção Civil (2,8%) e das Demais Indústrias (0,9%), enquanto a Transformação, a atividade de maior peso no setor, variou negativamente 4,8%. Para tal queda, foram decisivos os maus resultados dos ramos de Veículos Automotores (-20,5%), Alimentos (-8,8%), Metalurgia básica (-15,9%), Calçados (-10,1%) e Fumo (-11,6%). Positivamente, destacaram-se Máquinas e Equipamentos (1,6%) e Refino de Petróleo (23,4%). No setor Serviços, houve crescimento de 2,8% no trimestre. Destaques para as taxas do Comércio (2,5%) e da Administração Pública (3,7%).

Acumulado do ano

No acumulado do ano até setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB do estado ainda apresentou redução, de 2,1%. A Agropecuária caiu 32,4% e a Indústria, 1,1%. Em contrapartida, os Serviços cresceram 3,0%.

Acumulado em quatro trimestres

No acumulado em quatro trimestres, o PIB gaúcho caiu 0,1%. Setorialmente, houve retração na Agropecuária (-26,1%) e expansões na Indústria (0,2%) e nos Serviços (3,6%).

Contra o segundo trimestre de 2012

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, o PIB do terceiro trimestre de 2012 apresentou elevação de 7,6%, após duas quedas sucessivas.

FEE/CIE/Núcleo de Contas Regionais.

Tabelas

1. Taxas de crescimento do PIB, dos impostos, do VAB total e do VAB dos setores de atividade em períodos selecionados
  2. Quantidades produzidas e taxas de crescimento dos principais produtos agrícolas do RS, 2012/2011
  3. Taxas de crescimento das atividades industriais do Rio Grande do Sul, períodos selecionados