PIB Trimestral — 2º trim./2013

Publicado em setembro de 2013

PIB gaúcho cresce 15,0% no segundo trimestre e 8,9% no semestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 15,0% no segundo trimestre de 2013, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O principal destaque foi o crescimento de 111,7% da Agropecuária, impulsionada pelo aumento nas produções de soja (114,6%) e de milho (69,6%). A Indústria expandiu-se 3,9%. A Indústria de Transformação cresceu 4,6%, com destaque para as atividades de Máquinas e Equipamentos (11,5%), Borracha e Plástico (15,2%), Bebidas (20,6%) e Veículos Automotores (13,8%). A Construção Civil aumentou 4,0%, e as Demais Indústrias caíram 0,3%. O setor Serviços cresceu 3,4%, com todas as atividades expandindo-se. O Comércio teve acréscimo de 2,5%, com os principais impulsos vindos das vendas de Equipamentos de informática, Materiais de construção e de Combustíveis. A atividade de Transportes aumentou 8,5%, incentivada pelas demandas da Agropecuária e da Indústria de transformação. Aluguéis cresceram 2,8%, Administração pública, 3,3%, e os Demais serviços, 2,9%.

Taxas de crescimento do PIB, dos impostos, do VAB total e do VAB dos setores de atividade em períodos selecionados

No primeiro semestre do ano, comparado com igual período do ano anterior, o PIB gaúcho cresceu 8,9%. A Agropecuária teve um acréscimo de 60,1%, com significativo desempenho da soja. A Indústria expandiu-se 1,6%. A Transformação cresceu 2,0%, amparada nos aumentos das produções das mesmas quatro atividades que impulsionaram o setor no segundo trimestre. Já a Construção Civil cresceu 1,9% nessa base de comparação. As Demais indústrias caíram 1,6%. Os Serviços expandiram-se 2,8%. O destaque foi novamente a atividade de Transportes, com aumento de 4,2%. O Comércio cresceu 2,8%, os Aluguéis, 2,6%, a Administração pública, 3,3%, e os Demais serviços, 2,0%.

Quantidades produzidas e taxas de crescimento dos principais produtos agrícolas do RS, 2012/2013

Em relação ao primeiro trimestre de 2013, na série com ajuste sazonal, o PIB do Rio Grande do Sul cresceu 6,4% no segundo trimestre do ano. A Agropecuária aumentou 15,3%, a Indústria, 2,8%, e os Serviços, 1,4%.

No acumulado em quatro trimestres contra os quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB gaúcho teve acréscimo de 4,4%, primeiro resultado positivo após três trimestres seguidos de dados negativos nessa base de comparação. A Agropecuária cresceu 42,9%, e os Serviços, 2,4%. A Indústria, por outro lado, teve retração de 1,1%.

Taxas de crescimento das atividades industriais do Rio Grande do Sul, períodos selecionados

Taxas de crescimento do PIB do RS, períodos selecionados

FEE/CIE/Núcleo de Contas Regionais.

PIB Trimestral — 2º trim./2013 – Martinho Lazzari

Estado anuncia crescimento de 15% do PIB gaúcho no segundo trimestre de 2013