PIB do RS apresenta variação nula em 2014

Em relação ao terceiro trimestre de 2014, na série com ajuste sazonal, o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho diminuiu 0,1% no quarto trimestre de 2014. O Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária caiu 4,5%, o da indústria, 1,7%, e apenas o dos serviços apresentou a variação positiva de 0,6%.

No quarto trimestre de 2014, contra igual trimestre do ano anterior, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou a terceira queda consecutiva, com uma taxa negativa de 0,5%. Em sua composição, os impostos caíram 1,2%, e o VAB, 0,4%. O VAB da agropecuária, prejudicado pela quebra da safra do trigo, que tem sua colheita concentrada no trimestre, recuou 0,4%, e o da indústria caiu 3,9%, principalmente devido à redução de 5,8% da indústria de transformação. As maiores contribuições no decréscimo do setor vieram da produção de máquinas e equipamentos (-11,3%), produtos de metal (-11,0%) e móveis (-11,7%). Do total de 14 atividades, apenas a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (4,6%) e de bebidas (8,2%) cresceram no período. O VAB da construção civil também recuou 2,9%, enquanto o VAB agregado das demais indústrias (extrativa mineral, eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana) cresceu 7,0%. Da mesma forma, o VAB do setor serviços obteve aumento de 1,1%, puxado pelo crescimento de aluguéis (2,9%), apesar dos recuos do comércio (-0,4%) e, principalmente, dos transportes (-1,1%).

Em 2014, no acumulado do ano, o PIB gaúcho apresentou variação nula em relação a 2013. Nesse resultado, o VAB total subiu 0,1%, enquanto os impostos decresceram 1,1%. O VAB da agropecuária elevou-se em 0,6%, devido à composição de crescimento da safra do arroz (1,8%) e da soja (2,2%) com a queda da safra do trigo (-50,2%). A indústria total recuou 3,2%, com o VAB da indústria de transformação caindo 4,2%. Esse resultado da indústria de transformação decorreu, em sua maior parte, do decréscimo na produção de máquinas e equipamentos (-4,4%), móveis (-7,3%), produtos químicos (-6,3%) e couros e calçados (-5,3%), com uma só contribuição positiva no acumulado do ano vindo das bebidas (0,1%). O VAB da construção civil também recuou 4,2%, sendo o único VAB industrial que cresceu em 2014 o das demais indústrias (5,6%). O setor serviços elevou-se 1,2%, registrando aumento em todas as suas atividades. Assim, o comércio teve taxa de 0,1%; os transportes, 1,0%; os aluguéis, 3,0%; a administração pública, 2,5%; e os demais serviços, 0,5%.

O valor corrente do PIB do Rio Grande do Sul em 2014 foi estimado em R$ 331,508 bilhões, com crescimento dos preços de 6,8%, e o PIB per capita em R$ 29.560, com uma redução de 0,4% em termos de volume, em relação ao de 2013.

Os resultados das Contas Trimestrais do Rio Grande Sul não podem ser comparados com os das Contas Trimestrais do Brasil, devido à mudança metodológica realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no indicador nacional. A compatibilização das séries será possível apenas depois da divulgação das Contas Regionais pelo IBGE no final de 2015.

FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Contas Regionais

PIB – (4°Trimestre de 2014 e consolidado do ano) – Martinho Roberto Lazzari