PIB do RS fecha 2014 com variação nula

A FEE divulgou nesta terça-feira, 7, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul do quarto trimestre e do ano de 2014. O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.

Acesse a análise na íntegra
Download da Síntese Ilustrada

Em relação ao trimestre anterior, PIB do 4° trimestre decresce 0,1%

O PIB gaúcho diminuiu 0,1% no quarto trimestre de 2014. Nesse indicador, o desempenho da agropecuária caiu 4,5%; o da indústria, 1,7%; e apenas o de serviços apresentou a variação positiva de 0,6%.

pib-grafico-1

PIB do 4° trimestre diminui 0,5% em relação ao mesmo período de 2013

No quarto trimestre de 2014, o PIB do RS apresentou a terceira queda consecutiva, com uma taxa negativa de 0,5%. Das nove atividades que compõem o PIB, cinco tiveram redução.

grafico-2

PIB de 2014

No acumulado do ano de 2014 em relação a 2013, o PIB do RS exibiu variação nula (0,0%). Os impostos decresceram 1,1% e o Valor Adicionado Bruto (VAB) total subiu 0,1%. O VAB da agropecuária cresceu 0,6%, e o de serviços, 1,2%, enquanto o da indústria recuou 3,2%.

gráfico tres

Os setores de agropecuária e serviços tiveram pequeno crescimento. Colaboraram para esses resultados, na agropecuária, o acréscimo de 1,8% na safra de arroz e de 2,2% na de soja, apesar da queda de mais de 50% na safra de trigo. O setor de serviços elevou-se em 1,2%, com aumento em todas as suas atividades. Já a indústria teve queda de 3,2%, especialmente a de transformação, com redução de 4,2%.

gráfico4

PIB 2014: total e per capita

O total do PIB gaúcho em 2014 foi de R$ 331,508 bilhões, com crescimento dos preços de 6,8%. Já o PIB per capita foi de R$ 29.560, o que representou uma redução de 0,4% em termos de volume, em relação ao de 2013.

graficos5

Nota: Os resultados das contas trimestrais do RS não podem ser comparados aos dados brasileiros, em função de alteração da metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A compatibilização das metodologias será possível com a divulgação das contas regionais, pelo IBGE, no final do ano.

**Ícones do Gráfico “Taxa (%) trimestre em relação ao trimestre anterior(série com ajuste sazonal)”:
Transformação: Ícone produzido por Bogdan Rosu, disponível em www.flaticon.com
Construção civil: Ícone produzido por Icons8, disponível em www.flaticon.com
Transporte, Agropecuária, Comércio, Demais Serviços, Serviços Imobiliários, Demais Indústrias: Ícone produzido por Freepik, disponível em www.flaticon.com
APU, Educação Pública e Saúde Pública: Ícone produzido por OCHA, disponível em www.flaticon.com

**Ícone do Gráfico “Taxa (%) acumulada no ano (em relação ao mesmo período do ano anterior)”:
VAB: Ícone produzido por Freepik, disponível em www.flaticon.com