Comércio é a atividade com maior queda no PIB gaúcho do terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou uma queda de 3,4%. Essa é a sexta queda consecutiva e também a maior desde o segundo trimestre de 2014. Os impostos caíram 7,4%, e o Valor Adicionado Bruto (VAB) reduziu 2,8%. Esses resultados são decorrentes da forte queda da indústria total (-9,4%), puxada pela retração na indústria de transformação, e da ampliação da desaceleração dos serviços (-2,3%), basicamente derivada da queda no comércio. A agropecuária, apesar do crescimento significativo, não tem grande peso no trimestre.

imagem-1

imagem-2

imagem-3

Taxa acumulada ao longo do ano

A taxa acumulada ao longo do ano teve uma redução de 1,7%. Em sua composição, os impostos caíram 5,1%, e o VAB reduziu-se em 1,2%. Da mesma forma que na taxa trimestral, a agropecuária foi o único setor com taxa positiva no período (10,7%), com a indústria caindo 8,4% e os serviços reduzindo-se em 1,0%.

imagem-4

Acumulado quatro trimestres

Na taxa acumulada em quatro trimestres, o PIB gaúcho também apresentou queda de 1,7%.

imagem-5

Nota: Os resultados das contas trimestrais do RS não podem ser comparados aos dados brasileiros, em função da alteração da metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando da divulgação das taxas do acumulado de 2015, as metodologias estarão compatibilizadas.

Transformação: Ícone produzido por Bogdan Rosu, disponível em www.flaticon.com
Construção civil: Ícone produzido por Icons8, disponível em www.flaticon.com
Transporte, Agropecuária, Comércio, Demais Serviços, Imobiliárias e aluguéis, Demais Indústrias: Ícone produzido por Freepik, disponível em www.flaticon.com
APU, Educação e Saúde Públicas: Ícone produzido por OCHA, disponível em www.flaticon.com