Mercado de trabalho tem desempenho positivo em 2011, embora aquém do verificado no ano anterior

Em 2011, de acordo com informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), o mercado de trabalho regional apresentou desempenho positivo, no confronto com o ano de 2010, não obstante a relativa desaceleração do nível da atividade econômica. Nesse sentido, a melhora registrada na maior parte dos indicadores do mercado de trabalho ocorreu em ritmo menor do que o verificado no ano anterior. A ocupação cresceu 3,0%, com destaque para os assalariados do setor privado com carteira assinada, cujo contingente apresentou o maior acréscimo absoluto de toda a série da Pesquisa. Como essa elevação do nível ocupacional foi superior ao aumento da População Economicamente Ativa (PEA), ocorreu declínio da taxa de desemprego total, que diminuiu para 7,3%, atingindo o patamar mais baixo da série histórica da PED-RMPA. O rendimento médio real dos ocupados, por seu turno, apresentou elevação mais modesta do que no ano anterior, mantendo, no entanto, a trajetória de recuperação iniciada em 2005.