Desempenho do mercado de trabalho em 2014 interrompe processo de formalização do emprego feminino

O mundo do trabalho é um dos campos da vida social de maior importância para a construção da autonomia e a constituição de identidade pessoal, para o reconhecimento social e para o acesso a bens de consumo, dentre outros fatores. Porém, de maneira geral, as mulheres enfrentam maiores desafios de acesso e inserção no mercado de trabalho, em comparação aos homens.

Essas questões adquirem relevância na atualidade, tendo em vista que, apesar da retomada do processo de reestruturação do mercado de trabalho a partir dos anos 2000, observam-se ainda indicativos da desigualdade feminina, como a maior exposição ao desemprego, a qualidade das ocupações e as diferenças de rendimentos observadas entre homens e mulheres.

Dessa forma, este boletim faz uma análise dos indicadores atualizados sobre a inserção feminina, no mercado de trabalho da RMPA, para o ano de 2014, trazendo elementos relevantes para subsidiar políticas públicas de inclusão da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. A fonte de informações utilizada foi a base de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED- -RMPA), no período 2013-14.

Análise de Mirian de Toni – PED Mulher

Apresentação – A inserção da mulher no mercado de trabalho da RMPA – 2014