Soja garante bom desempenho das exportações gaúchas em abril

As exportações gaúchas em abril registram crescimento de US$ 194,1 milhões em relação ao mesmo mês do ano passado (mais 14,8%), totalizando US$ 1,506 bilhão e mantendo o Estado como o 5º maior exportador do país, com 8,5% das vendas externas brasileiras . Mais uma vez, a soja foi decisiva para o bom desempenho. Nesta quarta-feira, 24, a FEE atualizou  em seu portal os dados sobre o comércio exterior do Rio Grande do Sul, detalhando a performance das vendas, volume e preços nos diferentes segmentos.

O crescimento das exportações se deve à elevação de 14,5% nos embarques. Já os preços se mantiveram estáveis (mais 0,2%). Houve crescimento tanto das vendas de produtos básicos (54% da pauta exportadora) quanto de produtos industrializados (45,7% da pauta).

Dentre os produtos mais vendidos em abril pelo Estado estão a soja em grão (36,6%), polímeros (5,6%), carne de frango (5,1%), hidrocarbonetos (3,8%) e automóveis de passageiros (3,6%). Os principais países de destino dos produtos gaúcho foram China, Estados Unidos, Irã e Chile.

Os dados completos estão disponíveis no portal da FEE.

Sandra Bitencourt- Jornalista