Secretarias de Planejamento do RS e de Santa Catarina debatem desenvolvimento regional na FEE

A promoção do desenvolvimento regional é um dos objetivos estratégicos do governo do Rio Grande do Sul, especialmente das regiões que vêm perdendo dinamismo econômico e social, a partir de uma concentração econômica junto aos principais eixos de desenvolvimento do Estado. Em situação similar, e em fase de reestruturação das políticas de desenvolvimento regional, o estado de Santa Catarina também busca soluções inovadoras para regiões que enfrentam dificuldades de inserção no processo de desenvolvimento. A troca de experiências e alternativas para otimização dos resultados motivou uma reunião de trabalho conjunta entre as Secretarias de Planejamento do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na sede da Fundação de Economia e Estatística (FEE), nesta terça-feira (1/9).  A FEE elabora o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), dos municípios, das microrregiões, dos Coredes e do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de aspectos qualitativos do processo de desenvolvimento, com resultados em três blocos (Educação, Renda e Saúde).

Para o Diretor do Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN), Antônio Paulo Cargnin, “é de suma importância o combate da desigualdade regional. Por isso, apresentamos o processo de regionalização do Plano plurianual do RS, que é a base para a elaboração de políticas equilibradas e territorializadas”. No mesmo sentido, o Diretor da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, Luiz Carlos Mior, salientou que “o momento é de aproximação do governo de Santa Catarina com as diversas regiões em busca da diminuição das desigualdades”. Ambos os diretores ressaltaram a importância do diálogo e intercâmbio de experiências e alternativas.

Presentes também na reunião, o Secretário-Adjunto do Planejamento e do Desenvolvimento Regional do RS, José Reovaldo Oltramari; o Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional da FEE, Tomás Fiori,  e o também economista Jaime Carrion Fialkow (FEE); Dilvan Luiz Ferrari, Gerente de Planejamento( SEPLAN/SC), Altir Weber, Gerente de Desenvolvimento Regional (SEPLAN/SC), Norton Boppré, Diretor de Cidades e Desenvolvimento Regional (SEPLAN/SC); Sandra Machado, Coordenadora de Participação (Seplan/RS) e Theonar Baumhartt, Coordenadora de Participação (SEPLAN/RS) e Carla Giane Cunha, Diretora Adjunta do DEPLAN/RS.