Pesquisadores da FEE apresentam dados do informe PED Especial Jovens durante reunião da OIT

Nesta quinta-feira, 27, as pesquisadoras Iracema Castelo Branco (FEE) e Virgínia Donoso (DIEESE) representaram a equipe da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho para construção da Agenda de Trabalho Decente para a Juventude do Estado do Rio Grande do Sul.

Pesquisadores da FEE reunidos com representantes da Organização Internacional do Trabalho,  do Conselho Estadual da Juventude, e das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social; da Justiça e dos Direitos Humanos; da Educação; e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

O GT tem como objetivo formular diretrizes, prioridades e linhas de ação para garantir oportunidades de emprego e ocupação de qualidade para os jovens. Sob coordenação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o grupo é composto também pelas secretarias da Casa Civil; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; da Educação; da Justiça e dos Direitos Humanos; da Agricultura, Pecuária e Irrigação; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, pela FEE e pelo Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/RS).

Durante o encontro, Iracema e Virgínia apresentaram o Informe PED Especial Jovens, lançado recentemente. “O estudo foi bastante elogiado, principalmente pela representante da OIT, pois segue os mesmos indicadores analisados pela Organização. A base de dados da PED-RMPA servirá de subsídio para a construção da agenda de trabalho decente, a qual propõe o estudo da juventude urbana e rural do nosso Estado”, destaca Iracema.

A reunião foi organizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e aconteceu na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com a presença do Secretário Adjunto Ayres Apolinário, bem como representantes da OIT, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, da Secretaria da Educação, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e do Conselho Estadual da Juventude.