Pesquisador da FEE participa de livro sobre desenvolvimento regional organizado pelo Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta semana o livro Desenvolvimento regional no Brasil: Políticas, estratégias e perspectivas. Segundo o Presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, a obra traz elementos de inovação para o debate regional no país. “Esta coletânea de estudos sobre avaliação das políticas regionais, seus instrumentos e suas estratégias bem como exploração de perspectivas para o futuro contribui para a reflexão do campo das políticas públicas no Brasil”, destaca.

Um dos autores das análises é o economista da FEE Tomás Fiori, que discute economia e política no desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul. “Analiso as possibilidades do desenvolvimento regional gaúcho, procurando aproximar a realidade econômica e os condicionantes institucionais que compõem a economia política do estado”, aponta.

O livro, organizado pelos pesquisadores Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro e Carlos Antonio Brandão, é dividido em cinco partes: Panorama das políticas nacionais para o desenvolvimento regional; Novas realidades regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-oeste; Estratégias setoriais e subnacionais de desenvolvimento regional; Processo de desindustrialização e a questão regional; Reflexões para um desfecho analítico. O prefácio é assinado por Wilson Cano, um dos fundadores da discussão regional no Brasil.

O livro está disponível para acesso e download aqui.

Gisele Reginato – Jornalista