Panorama econômico no Brasil e no RS é tema de palestra do Presidente da FEE

O Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Igor Morais, fez, na tarde desta quarta-feira (5), uma palestra sobre panorama econômico no Brasil e no Rio Grande do Sul para os próximos 10 anos, a convite da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-RS).  A análise se insere na construção do Planejamento Estratégico para os próximos anos em curso na SEFAZ, a partir de uma  metodologia que contempla cenários, tendências externas e características internas  da instituição.

DSC_0795

Presidente da FEE, Igor Morais, em palestra na SEFAZ

As megatendências estão sendo analisadas a partir de seis eixos: econômico, ambiental, legal,  político, social e tecnológico, sendo a fase inicial da abordagem de cada eixo uma palestra com especialistas da área. O economista Igor Morais (FEE) abordou os aspectos econômicos; o cenário ambiental teve palestra de Maria Izabel Saraiva Noll (professora e pesquisadora de Ciências Políticas da UFRGS), o geógrafo da FEE Ivan Peyré Tartaruga (FEE) discorreu sobre o cenário tecnológico do Rio Grande do Sul e suas perspectivas em 10 anos; as megatendências ambientais foram introduzidas pela doutora em Biogeografia Luiza Chomenko (Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – PUC ) e os aspectos sociais foram foco da palestra do economista da FEE Marcos Wink. Os aspectos legais do Planejamento Estratégico serão debatidos diretamente entre os assessores de planejamento da SEFAZ, membros da equipe diretiva e demais técnicos envolvidos com o projeto.

ivan

Geógrafo da FEE Ivan Tartaruga explica o cenário tecnológico

DSC_0754

Economista da FEE Marcos Wink fala sobre cenário social

Prestigiaram as palestras desta tarde o Secretário da Fazenda Giovani Feltes, o Secretário Adjunto da Fazenda, Luis Antonio Bins, e o Supervisor de Desenvolvimento Organizacional da SEFAZ, Milton César da Costa.