Lançamento na Feira do livro integra comemorações de aniversário da FEE

O livro “Aglomerações e Arranjos Produtivos Locais no Rio Grande do Sul” foi lançado nesta quinta,10, na Feira do Livro de Porto Alegre. Um dos organizadores da publicação, economista da FEE, Rodrigo Morem da Costa,  coordenou a apresentação  da obra, que traz uma síntese dos resultados de pesquisa feita pela FEE em onze Aglomerações Produtivas do RS. Martinho Lazzari, Diretor Técnico da FEE, destacou que a pesquisa é resultado da vontade mútua da FEE e AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento) em unir esforços para um tema que já vinha sendo trabalhado. “Hoje chegamos à conclusão desse trabalho, desse mapeamento de 11 APLs e com satisfação oferecemos à sociedade informações relevantes para o nosso desenvolvimento”, enfatizou. A coordenadora do projeto pela AGDI, Luana Collet, também destacou a relevância da parceria, observando que desde 2012 essa demanda, que faz parte da meta do Banco Mundial, vinha sendo enfrentada pela Agência e ganhou maior qualificação quando a FEE se dispôs a auxiliar. Rodrigo Morem chamou a atenção para aspectos relevantes do estudo oferecido: “o envolvimento de pesquisadores especialistas, mestres e doutores, com pesquisa de campo, trabalho com dados primários fundamentais e compondo um trabalho de fôlego, gerando 24 produtos de pesquisa”.

ebook morem

 

 

 

 

 

 

 

O estudo revela os elos das cadeias produtivas e os fatores que condicionam a competitividade das empresas, visando prover informações para a elaboração de ações destinadas ao seu desenvolvimento. No e-book, estão contemplados: o Arranjo Produtivo Local da Saúde em Pelotas; o Arranjo Produtivo Local de Pedras, Gemas e Joias do Corede Alto da Serra do Botucaraí; Aglomeração produtiva (AP) de máquinas e implementos agrícolas dos Coredes Central e Jacuí-Centro; a Aglomeração Produtiva de Máquinas e Implementos Agrícolas dos Coredes Alto Jacuí e Produção (AP Pré-Colheita); a Aglomeração Produtiva de Componentes Eletrônicos, Automação e Controle no Corede Metropolitano Delta do Jacuí e no Município de São Leopoldo; Aglomeração produtiva de máquinas-ferramenta da região do Corede Vale do Rio dos Sinos e municípios adjacentes; o aglomerado produtivo (AP) Metalmecânico e Automotivo da Serra; Arranjo Produtivo Local de Móveis da Serra Gaúcha; APL Calçadista Sinos-Paranhana: o segmento de calçados de alto valor agregado; a Aglomeração Produtiva de Laticínios da Região Fronteira Noroeste-Celeiro; e a Aglomeração Produtiva de Laticínios do Vale do Taquari.

Compõe a equipe de pesquisadores responsáveis pelos estudos: Álvaro A. L. Garcia,Áurea C.M. Breitbach ,Beky Moron de Macadar, César Stallbaum Conceição, Clarisse Chiappini Castilhos,Elvin Maria Fauth,Fernanda Queiroz Sperotto,Maria Lucrécia Calandro,Rodrigo Daniel Feix, Rodrigo Morem da Costa,Silvia Horst Campos e Vanclei Zanin.

Sandra Bitencourt- Jornalista