Índice de Vendas do Comércio (IVC) tem queda de 7,2% em abril

O comércio do Rio Grande do Sul apresentou, no mês de abril, uma variação negativa de 7,2% no seu volume de vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a FEE e a Fecomércio-RS, a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Um dos resultados é que o comércio varejista do RS teve uma queda de 7%. O Índice monitora nove setores do comércio varejista. Dentre eles, destaca-se o crescimento de 1,8% do setor de artigos farmacêuticos e o decréscimo de 17,4% no setor de veículos, motocicletas, partes, peças e acessórios. Em relação ao comércio atacadista do Estado, registrou-se queda de 7,4% em abril, no volume de vendas. Dos oito segmentos acompanhados, apenas o setor de combustíveis teve crescimento, registrando elevação de 1,8%.

O IVC revela ainda o volume de vendas das mesorregiões do Estado, indicando que a principal delas é a Região Metropolitana de Porto Alegre, que representou 28,2% do volume de vendas do comércio atacadista e 23,8% do comércio varejista em 2014.

Sobre os valores dos municípios, os dados demonstram que Porto Alegre é o principal, com uma participação no volume de vendas de 18,7% em 2014. Em abril deste ano, o comércio em Porto Alegre declinou 9,3% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

Veja o estudo completo.