IBGE mostra interesse em reforçar parceria com a FEE

Nesta quinta-feira (21), o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), economista Paulo Rabello de Castro, esteve reunido com o governador José Ivo Sartori, o Diretor Técnico da FEE, Martinho Lazzari, o chefe de unidade estadual do IBGE José Renato Braga de Almeida e o chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin. O encontro aconteceu no Palácio Piratini e entre as pautas estava a reapresentação dos novos métodos do trabalho do IBGE e a possibilidade de consolidação de parcerias com o governo do Estado.

IBGE mostra interesse em estabelecer parcerias com o governo do Estado. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O presidente do IBGE mostrou interesse em reativar o convênio com a FEE, suspenso desde 2011, para fortalecer a relação de cooperação entre os dois órgãos, e resgatar o convênio com o Estado que estabelece os limites geográficos entre fronteiras municipais no Rio Grande do Sul. “Os dois convênios servem para reaproximar a cooperação entre o órgão federal e atividades estatísticas e cartográficas. Queremos reforçar a parceria com a FEE para somar e ajudar as prefeituras que possuem dificuldades com demarcações geográficas, afim de fortalecer a cartografia do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do IBGE. “A FEE tem um quadro de pessoal fabuloso e faz as estatísticas das contas estaduais, fundamentais para o planejamento do Estado”, destacou Paulo Rabello de Castro.

Para a FEE, é muito importante firmar esse convênio para consolidar a relação entre as duas instituições e para desenvolver projetos que possam contribuir com o Estado. “Essa parceria reforça os laços de longa data com o IBGE em trabalhos nas contas regionais e nas estimativas populacionais, bem como possibilita a consolidação de relação em novos projetos que estão sendo gestados”, avalia Martinho Lazzari.

Gisele Reginato – Jornalista

Com informações da Secom (Cassiane Osório/Léa Aragón)