Fotos, palestra e depoimentos marcam a homenagem a Siegfried Heuser

Na tarde desta quarta-feira (21), a Fundação de Economia e Estatística (FEE), em parceria com a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), homenageou Siegfried Emanuel Heuser (1921-1986), economista que, desde 1987, dá nome à FEE. Durante a solenidade foi inaugurado um espaço em homenagem ao economista, politico, contabilista e professor Heuser, reunindo fotos e quadro bibliográfico que ficarão expostos no hall de entrada da Fundação de Economia e Estatística. Segundo o Secretário de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul, Cristiano Tatsch, “é uma homenagem justa, de uma grande instituição de Economia, a um grande homem, especialmente alegre, capaz e extremamente importante para a Economia e para o Rio Grande do Sul”.

IMG_8937

A solenidade contou com a presença da filha de Siegfried Heuser, Carla Elizabete Heuser Vencato, que se fez presente junto com a neta do homenageado, Bruna. “É um momento de muita emoção para nossa família e só temos a agradecer que tantos ainda se lembrem do trabalho e contribuição do meu pai para o Rio Grande do Sul”. Heuser foi eleito deputado estadual em quatro oportunidades. Em 1959, assumiu como Secretário da Fazenda do Governo Leonel Brizola e, entre suas realizações, destacam-se a criação da Caixa Econômica Estadual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Após a homenagem inicial, houve uma palestra do ex-senador Pedro Simon, intitulada do Mundo de Siegfried Heuser aos dias atuais. Simon destacou a importância política e o desempenho econômico que Heuser teve para o Rio Grande do Sul, salientando que “Heuser foi uma pessoa muito à frente do seu tempo e a presença dele na política foi sensacional”. Traçando uma narrativa cronológica, Pedro Simon resgatou os principais momentos da vida profissional de Heuser, relembrando “seu pioneirismo, sua visão estratégica e competência para a vida pública e soluções econômicas para o crescimento do RS em épocas de crise”.

IMG_8997

Disponibilizada a palavra ao público, o professor, economista e ex-secretário do Planejamento do Estado do RS Cláudio Accurso, que conviveu com o homenageado, comentou que “pessoas como Heuser devem ser sempre lembradas, no mínimo como inspiração para os mais novos, por seu otimismo, inteligência, a capacidade de rápido aprendizado em cada circunstância e capacidade gerencial sempre demonstrada por Heuser”.

A solenidade contou com a presença de Martinho Lazzari, economista e Diretor Técnico da Fundação, Nóra Angela Gundlach Kraemer, Diretora Administrativa da FEE, Antonio Ramos, Presidente da PROCERGS, Carlos Augusto Schlabitz e André Luiz Vieira Campos, do Sebrae, convidados e servidores da Fundação de Economia e Estatística.

Anelise Rublescki – Jornalista