FEE sedia 4º Fórum de Presidentes e Dirigentes da ANIPES

Nesta sexta-feira (1), a FEE sediou o 4º Fórum de Presidentes e Dirigentes da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). O encontro é anual e promove discussões entre os principais órgãos de pesquisa no campo do Planejamento Governamental e Estatísticas Públicas. Neste ano, 16 instituições participaram do evento.

Igor Morais, Presidente da FEE e Diretor de Estudos Socioeconômicos da ANIPES, destaca a importância de a FEE sediar esse encontro que congrega várias instituições de destaque na pesquisa brasileira. “É uma troca de experiências e uma oportunidade da FEE mostrar seu trabalho e a força da instituição na análise de dados e fornecimento de estudos e estatísticas. O Rio Grande do Sul pode dar uma contribuição importante para o resto do Brasil em vários temas discutidos e, da mesma forma, a FEE pode incorporar muitas experiências de instituições como IBGE e IPEA”, ressalta Igor.

DSCN1101

Da esquerda para direita: Júlio Miragaya, Igor Morais, Wasmália Bivar e Marco Aurélio

A Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, também considera fundamental este tipo de encontro para que as instituições alinhem seus projetos e possam fornecer à população pesquisas cada vez mais necessárias. “É importante para que a gente possa reforçar as nossas parcerias de forma a entregar informações cada vez mais concretas para a sociedade brasileira. É fundamental que o Brasil conte com instituições estaduais fortalecidas, como a FEE, com capacidade forte de trabalho, porque isso significa um usuário qualificado das informações que o IBGE produz. Assim, a FEE está sempre voltada para o seu aprimoramento, mas também para o aprimoramento do trabalho do IBGE, por ter uma visão crítica e propositiva”. A Presidente do IBGE ressalta ainda como esse alinhamento entre as instituições de pesquisa auxilia na busca por soluções. “O momento atual é de muitos desafios. Temos uma demanda muito grande de informações com temas que são de fundamental importância especialmente para o Brasil, como por exemplo a questão do meio ambiente, da segurança e do acesso à justiça. Estarmos juntos para fortalecer as nossas competências e poder desenvolver trabalhos conjuntos é a saída para que possamos resolver as restrições e limitações em termos de recursos. Essa sinergia ajuda a resolver parte dessas limitações”, avalia Wasmália.

O Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcos Aurélio Costa, também se refere à  importância de as instituições de planejamento, pesquisa e estatística trocarem experiência sobre suas atuações. “O Fórum é uma oportunidade para trocar experiências, o que é especialmente relevante num momento em que há restrição de recursos orçamentários, uma crise econômica e fiscal, então é uma tentativa de a gente ganhar em economia de escala, afinar e convergir os planos de trabalho e fazer uma reflexão sobre o papel das nossas instituições na promoção do desenvolvimento brasileiro”, aponta.

DSCN1107

Presidentes e Dirigentes de 16 instituições participaram do Fórum realizado na FEE

Júlio Miragaya, Presidente da ANIPES, afirma que o Fórum oportuniza a discussão entre os dirigentes sobre o andamento dos projetos e das parcerias, especialmente com as duas instituições nacionais, IBGE e IPEA. “Desde 2013, quando o 1º Fórum foi realizado em Brasília, o avanço do encontro tem sido fantástico, principalmente pelo engajamento das instituições nacionais. A participação do IBGE, por exemplo, foi decisiva para que conseguíssemos consolidar com os parceiros regionais toda a nossa atuação conjunta na área de contas regionais e também para que a gente iniciasse um trabalho de parceria na área de projeções populacionais”, aponta. Júlio acrescenta que o Fórum tem sido um instrumento importante também para demonstrar a importância das pesquisas e do planejamento, que podem ajudar a tratar diversos problemas estaduais e nacionais.

Gisele Reginato – Jornalista