FEE participa do projeto Futuro RS

O economista da FEE, César Conceição, mediou a segunda Oficina do Projeto Futuro RS, realizada nesta quarta-feira (23), no auditório da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan). O tema do debate foi Alternativas de dinamização da Indústria de Transformação e o papel da inovação.

cesarfuturo

O economista é autor do texto para discussão que deverá compor a publicação Cadernos de Futuro, com propostas que deverão ser validadas no Governo e debatidas com a sociedade. O artigo “Evolução e dinâmica da indústria gaúcha e perfil do sistema de inovação”, olha vários aspectos como a inserção externa da indústria, o perfil das exportações por intensidade tecnológica e a caracterização do sistema. “Podemos dizer que a nossa indústria é intensiva em setores de baixa intensidade tecnológica que decorre de uma capacidade de inovação ainda frágil”, avalia Conceição.

O projeto tem como objetivo construir uma agenda de desenvolvimento para o Estado no horizonte de 2040. Participaram  o secretário do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, José Reovaldo Oltramari, o professor da Escola de Administração da UFRGS Paulo Antonio Zawislak,o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e presidente do Conselho de Qualidade do Programa Estadual de Produtividade (PGQP), Ricardo Felizzola e o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Silvio Antônio Ferraz Cário. A oficina contou com a participação também de representantes de universidades (UFRGS, UFPEL, Unisinos, Uri, Unipampa, Univates e Uergs), além de integrantes da Fiergs, do Badesul, da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e de setorialistas da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

Sandra Bitencourt- Jornalista (Com informações da Seplan)