FEE participa de abertura da Semana do Orçamento do Estado

Nesta segunda-feira, 08, o Diretor Técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Martinho Lazzari, e os Economistas Vanessa Sulzbach e Guilherme Stein participaram da Abertura da Semana do Orçamento do Estado, realizada na Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan). O objetivo do encontro foi iniciar a elaboração do Orçamento para 2017, que prevê as despesas que o Governo Estadual terá pela frente no próximo ano, assim como estima as receitas com as quais de fato poderá contar para financiar esses gastos.

As despesas de custeio deverão ser mantidas no mesmo patamar de 2016 e as despesas de pessoal terão reajuste de 3% em relação ao mesmo ano. No orçamento serão priorizadas áreas essenciais como saúde, com a garantia da aplicação constitucional de 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT), educação e segurança. O Orçamento do Estado deve ser encaminhado anualmente à Assembleia Legislativa até 15 de setembro. O evento contou com a participação de mais de 100 técnicos de todas as secretarias e órgãos do governo.

Durante o evento de abertura, Vanessa Sulzbach palestrou sobre os cenários econômicos para 2017, a fim de pautar a discussão do orçamento para o próximo ano.

Vanessa Sulzbach fala sobre cenários econômicos para 2017

Com informações de Fabíola Bach/Ascom-Seplan