Já está publicada a segunda síntese do Especial Dia Das Crianças produzido pela FEE com dados sobre a população infantil no Rio Grande do Sul. Neste estudo, os pesquisadores Marcos Wink, Rafael Bernardini e Thomas Kang apresentam dados e parâmetros que buscam responder Como está a educação das nossas crianças. As crianças gaúchas vão à escola? Elas aprendem na escola? Os dados analisados são de 2013 e confirmam que o RS e o Brasil praticamente universalizaram o ensino fundamental, sem que tenha havido retrocessos desde meados da década de 90.
Segundo o estudo, com o problema da frequência praticamente resolvido, embora persistam questões de abandono e repetência, as atenções devem se voltar para o aprendizado das crianças, ou seja, para a qualidade da educação. Nesse sentido, a análise revela quais são as características que mais se destacam entre as crianças gaúchas que apresentam melhor desempenho na aprendizagem de matemática e português: não trabalham fora; têm pais presentes nas reuniões na escola (sempre ou quase sempre); passaram pela educação infantil (creche e/ou pré-escola); estudaram em escolas particulares;
leem mais livros; fazem os deveres de casa (sempre ou quase sempre) e têm seus deveres corrigidos pelo professor.
Sandra Bitencourt- Jornalista