FEE lança a sexta edição de publicação sobre as conexões entre o RS e o cenário internacional

Nesta terça-feira (6/12), às 10h, ocorre coletiva de imprensa na Fundação de Economia e Estatística para o lançamento da sexta edição do Panorama Interacional FEE, publicação bilíngue que trata das conexões entre o Rio Grande do Sul e o cenário internacional. Esta edição traz as perspectivas relacionadas aos Estados Unidos após a eleição, tema fundamental para a compreensão das tendências de política, economia e relações internacionais, que também incidem no Estado. Os pesquisadores André Scherer, Augusto Neftali, Alessandro Miebach, Augusto de Bem, Bruno Jubran, Fernando Lara e Robson Valdez estarão disponíveis para entrevista.

O Panorama internacional é um canal pelo qual os pesquisadores da FEE procuram orientar os atores públicos e privados sobre as questões mais relevantes do cenário internacional, bem como suas conexões com a economia e a sociedade do RS. Assim, as análises da publicação ajudam a dar subsídios para que pesquisadores, gestores públicos e privados, estudantes e a sociedade em geral possam acompanhar as transformações no cenário internacional, tendo em vista que as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas ocorrem de forma cada vez mais rápida.

O Gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, em entrevista ao Panorama Internacional em setembro de 2015, destacou o quanto é valioso o trabalho de instituições públicas de pesquisa para a tomada de decisão no setor privado. “As pesquisas e análises de dados político-econômicos sobre o cenário internacional são de fundamental importância para qualquer ator que deseja desenvolver uma estratégia global e/ou alguma forma de relacionamento com diferentes blocos econômicos ou países. Da mesma forma, estudos e a organização sistêmica de informações são considerados essenciais para um determinado país que queira, internamente, qualificar e preparar seus setores industrial e comercial para um cenário cada vez mais competitivo e globalizado”, afirmou. D’Andrea também destacou que a compreensão da conjuntura internacional possibilita que se definam objetivos, metas e áreas de atuação, além de dar condições de fundamentar o planejamento estratégico. “Uma das bases do processo decisório, tanto de entidades como de empresas, é o conhecimento, porém nem sempre a estrutura organizacional dos atores públicos ou privados permite que os mesmos realizem a coleta e a análise de dados estratégicos. Portanto, a diversificação de órgãos produtores de conhecimento e, principalmente, o compartilhamento dessa inteligência, de forma acessível e transparente, são indispensáveis para o desenvolvimento nacional ou regional, seja de forma coletiva ou individual”, apontou.

O QUÊ: Coletiva de imprensa de divulgação do Panorama Internacional FEE – Perspectivas relacionadas aos Estados Unidos após a eleição

QUANDO: Terça-feira, 6 de dezembro, às 10h.

ONDE: Sala de Eventos da FEE, Rua Duque de Caxias, 1691. Centro Histórico.

Gisele Reginato – Jornalista