FEE lança inovadora ferramenta de exportações

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou nesta terça-feira (18) o Sistema de Exportações. Desenvolvida pelos pesquisadores do Núcleo de Dados e Estudos Conjunturais, a plataforma representa uma inovadora ferramenta das estatísticas de exportações brasileiras e permite consultas personalizadas por diversas variáveis e classificações. O sistema é gratuito e está disponível para toda a sociedade através deste link. 

DSCN8858

Da esquerda para a direita: Gabriel Andriotti (Estatístico), Martinho Lazzari (Diretor Técnico), Igor Morais (Presidente), Renan Xavier Cortes (Estatístico e Coordenador do Núcleo de Dados e Estudos Conjunturais) e Mariana Bartels (Estatística)

Através de um cadastro simples (nome, e-mail e senha), o usuário realiza a consulta em um ambiente amigável e obtém a série desejada rapidamente. O acesso ao sistema conduz a uma interface intuitiva que permite cálculos de índices de valor, volume e preço das exportações, com uma base de dados desde 2007. É possível, por exemplo, obter dados de toda a produção gaúcha de soja, de 2007 até os dias atuais, ou fazer um comparativo das exportações brasileiras, segmentadas pela versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), de janeiro a junho de 2015, para qualquer país de destino.