FEE lança nova ferramenta gratuita: o Monitor da Economia Gaúcha (MEG)

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou, nesta terça-feira (24), a ferramenta  Monitor da Economia Gaúcha (MEG). Trata-se de uma ferramenta inovadora, 100% desenvolvida pela FEE, que, como todos os aplicativos desenvolvidos por pesquisadores da Fundação, utiliza a plataforma tecnológica de código aberto Shiny, garantindo o acesso e uso da ferramenta de forma completamente gratuita para toda a sociedade gaúcha.

Pesquisadores da FEE apresentam o Monitor da Economia Gaúcha para colegas da FEE e imprensa

Em uma interface gráfica amigável, o Monitor da Economia Gaúcha consolida e sistematiza diversos indicadores sobre a economia do RS, dando uma visão panorâmica sobre a conjuntura econômica atual. “É uma ferramenta que auxilia na compreensão das flutuações da economia gaúcha”, analisa  Jéfferson Colombo, economista e assessor técnico da Presidência da FEE. O Meg consolida dados de diferentes fontes, como da própria FEE, do IBGE, do Banco Central do Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego, da FIERGS, Fecomércio RS, Alphaplan Inteligência em pesquisas e FipeZap.

As variáveis estão categorizadas em cinco dimensões da economia do RS: 1) nível de atividade; 2) mercado de trabalho; 3) indicadores de confiança; 4) inadimplência e crédito; 5) inflação e nível de preços. “O Monitor da Economia Gaúcha faz exatamente o que sugere o nome: fornece um monitoramento continuado da economia do RS”, explica Jéfferson. .

Na ferramenta, há três funcionalidades principais: séries de tempo; tabela sintética de variações; e dinâmica macroeconômica. É possível, por exemplo, pesquisar a taxa de desemprego comparando-a com índice de inflação (variação, inflação acumulada, entre outras). “São múltiplas variáveis combináveis entre si. São recursos complementares e que, de maneira conjunta, proporcionam ao usuário uma visão abrangente sobre os movimentos da economia”, sintetiza Renan Xavier Cortes, estatístico do Núcleo de Dados e Estudos Conjunturais, da FEE. É possível fazer download dos dados. Todas as informações serão atualizadas mensalmente.

O aplicativo se destina a analistas, pesquisadores, estudantes, jornalistas da área econômica, gestores públicos e privados, bem como os demais interessados em entender melhor a dinâmica das flutuações da economia gaúcha.

O Monitor da Economia Gaúcha está disponível no Visualiza FEE, um portal com aplicativos de visualização de dados sobre o Rio Grande do Sul, desenvolvido pela Fundação de Economia e Estatística. Estão disponíveis, gratuitamente, no Visualiza FEE:

CrimeVis – Visualização de dados de criminalidade

PopVis – Visualização de dados populacionais

IdeseVis – Visualização de dados sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Estado

PIBVis – Visualização de dados sobre o PIB do Estado

Anelise Rublescki – Jornalista FEE