Exportações recuam 8,5% no trimestre

Nos primeiros nove meses do ano, as exportações do Rio Grande do Sul acumularam US$ 14,7 bilhões, o que significou uma diminuição de US$ 2,8 bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior. Em decorrência desse resultado, o valor exportado pelo Estado registrou uma evolução (-16,1%) inferior à registrada no País (-2,2%). A variação do volume das exportações do Estado foi negativa (-23,3%) e abaixo da ocorrida em nível nacional (1,3%). No ano, o Estado atingiu a quarta posição entre os maiores estados exportadores — abaixo de São Paulo (22,18%), Minas Gerais (13,02%) e Rio de Janeiro (10,21%) e acima do Paraná (7,42%) —, com 8,46% das exportações nacionais.

Para saber mais sobre as exportações gaúchas em setembro de 2014 e/ou ter acesso às tabelas completas do terceiro trimestre, acesse aqui.