Evento de lançamento do RS em Números ocorre no dia 04 de outubro no MARGS

Na próxima terça-feira, 04 de outubro, a FEE realiza o evento de lançamento do RS em Números – 2016, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). A publicação, que já está disponível online no Portal da FEE, tem por objetivo compreender a realidade socioeconômica dos gaúchos, com uma série de indicadores-chave: contas regionais, indústria, agropecuária, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas, agronegócio, população, índice de desenvolvimento socioeconômico, saúde e educação. O compartilhamento dos números que dimensionam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul vem acompanhado do registro, disseminação e memória de outras dimensões que expressam nosso Estado. Por isso, a cada ano um artista e sua arte ilustram as páginas e contam sua história.

Neste ano, o RS em Números torna-se ainda mais especial porque tem arte em dobro e expressa o talento feminino que conquistou reconhecimento internacional. Duas artistas que completam  60 anos de carreira dão o colorido, a inventividade e a provocação que somente a arte alcança: Clara Pechansky e Zorávia Bettiol. As artistas têm exposições no MARGS para comemorar suas respectivas trajetórias. Até o último domingo, 25, pôde ser visitada a exposição intitulada Rememórias, que reúne pinturas, desenhos e gravuras de Clara Pechansky. De 25 de outubro a 11 de dezembro 2016, a artista plástica Zoravia Bettiol também celebra no MARGS seus 80 anos de vida e 60 de arte com a exposição Zoravia Bettiol — o Lírico e o Onírico, pautada no lirismo e na fantasia, aspectos marcantes da personalidade, do processo artístico e da poética da artista. (Confira aqui um vídeo que mostra o testemunho e um pouco do processo de criação dessas duas artistas gaúchas e internacionais).

O evento de lançamento do RS em Números  – 2016 ocorre às 10h, no Auditório do MARGS, e contará com a presença de pesquisadores da FEE, das artistas que ilustram a obra e de representantes do MARGS, da Secretaria da Educação do Estado e das bibliotecas da rede pública de ensino do RS, que receberão exemplares da publicação. O evento é aberto ao público em geral e haverá distribuição gratuita do RS em Números  – 2016.

Sandra Bitencourt – Jornalista