Especialista do Reino Unido participa de reunião na FEE sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesta quarta-feira (26), aconteceu a reunião de trabalho do Grupo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (GECTID), na sede da FEE. Na ocasião foi debatida a consistência dos resultados do questionário piloto aplicado a estudantes e professores universitários do RS. A pesquisa inédita visa observar a relação dos gaúchos com a ciência em geral e os processos de inovação tecnológica, no âmbito dos campos de conhecimento da Percepção Pública da Ciência e dos Estudos da Inovação.

Estiveram presentes os pesquisadores da FEE, Iván G. Peyré Tartaruga, coordenador da pesquisa, e Clitia Helena Backx Martins, e o prof. Martin Bauer, do Departamento de Ciência Comportamental e Psicológica da London School of Economics and Political Science/Reino Unido.

Iván G. Peyré Tartaruga (E), Martin Bauer e Clitia Helena Backx Martins

O GECTID é integrado também por professores da UNIVATES, de Lajeado, e da UNISINOS, de São Leopoldo. O grupo de pesquisa já publicou um texto explicando os fundamentos teóricos do trabalho, intitulado “Inovação e percepção pública da ciência: possibilidade de novos indicadores para a análise das atitudes públicas relacionadas a ciência, tecnologia e inovação” e irá publicar, até o final deste ano, um artigo com os primeiros resultados da questionário aplicado no Estado.