Economista Igor Morais toma posse como Presidente da FEE

O economista Igor Alexandre Clemente de Morais tomou posse hoje (14/1) como Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em solenidade realizada na sede da Instituição.  O evento reuniu representantes governamentais, sindicais, das instituições parceiras de projetos de pesquisa, entidades empresariais e funcionários. O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, Cristiano Tatsch,  relembrou o papel histórico da FEE ao longo dos seus 41 anos de atuação, sempre com independência na produção de dados, e transmitiu ao novo Presidente os votos do Governador do Estado de sucesso em sua gestão.

Adalmir Marquetti, que presidiu a FEE entre 2011 e 2014, destacou a postura da Fundação de continuidade dos projetos independente de gestões. Mencionou as conquistas técnicas e  de modernização de serviços e produtos e valorizou, sobretudo, a renovação e reestruturação do quadro funcional, salientando que 40% do pessoal da casa foi contratado nos últimos quatro anos, via concurso público. Para o ex-presidente, a força da FEE está em ser “uma instituição onde se pesquisa de forma séria, mas com bom humor”. Para Adalmir Marquetti, é um orgulho para a Fundação ser responsável pela elaboração e divulgação de índices, como o PIB trimestral, que quatro vezes por ano propicia elementos para um debate econômico tão importante e que fornece subsídios para uma ampla discussão da economia gaúcha.

Morais assina o livro de posse para quatro anos como presidente da FEE

Debate e integração com a sociedade e com o governo estão entre os eixos previstos pelo novo Presidente da FEE, goiano há 18 anos residente no Estado. O economista Igor Alexandre Clemente de Morais assumiu a presidência reafirmando que a “FEE tem obrigação de dar uma resposta técnica para a sociedade”. Salientou que um dos seus desafios é manter a qualidade da gestão anterior e reforçou que a FEE deve abrir as portas ao debate, fomentando discussões e eventos entre as diferentes correntes de pensamento, para que todos os agentes sociais entendam o que se passa no cenário socioeconômico.

Igor recebe os cumprimentos de Adalmir Marquetti e de Cristiano Tatsch

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Morais é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), economista-chefe da Vokin Investimentos, e consultor econômico do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Rio Grande do Sul e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletro Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita. Além disso, é diretor de Estudos e Pesquisas Econômicas do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades). Atuou ainda por 12 anos como economista da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), dos quais oito anos como economista-chefe. Publicou diversos artigos em periódicos de Economia.